DIY

Parede com textura de cimento queimado

Uma das coisas mais legais que fizemos no nosso escritório depois de pronto foi a parede com textura de cimento queimado. Eu vinha acompanhando de perto os passos-a-passos para replicar nessa parede do escritório quando ficasse pronta. Curti tanto o resultado que decidi mostrar em detalhe.

Eu acabei fazendo de uma forma diferente. Deu um pouco mais de trabalho, mas o resultado foi uma textura bem marcada e com relevo. Usei massa acrílica, corante preto, água, uma espátula para misturar, um pote de sorvete e uma espátula para texturizar.

Eu havia comprado a desempenadeira, arredondado as pontas, mas não me acertei. A parede da casa tinha uma textura e, quando removemos ficou com algumas irregularidades e demorava muito para cobrir estava ficando uma camada muito grossa de massa. Por isso decidi trocar por uma espátula e fazer um movimento em X, conforme o vídeo.

Fui sempre fazendo esse movimento, até cobrir toda a extensão. De início, tentei fazer grande quantidade da mistura, fazendo várias medidas, entretanto, para esse resultado da foto, o grande diferencial é fazer a mistura várias vezes pois sempre fica uma cor um pouquinho diferente fazendo com que cada vez que eu passasse uma nova camada aleatória esta ficasse mesclada.

As quantidades que usei para a foram:

+- 270gr de massa acrílica
15 pingos de corante
120 ml de água

Materiais utilizados: massa acrílica, corante, água, espátula potinho e balança.

Outro detalhe muito importante foi a forma de misturar. Primeiramente, fazia a mistura da massa com o corante, e depois colocar a água (aos poucos). Assim, a mistura fica homogênea e sem bolinhas de corante ou massa.

Textura da massa: mole e homogenia

Dicas de sucesso para um cimento queimado perfeito!

Eu tive algumas surpresas durante a execução e, por isso passei a utilizar sempre duas espátulas e dois potinhos, sendo um kit para fazer a mistura e outro para fazer a aplicação na parede. Assim não tive mais problemas vindos da mistura. Caso você descubra uma bolinha de corante ou massa durante a aplicação, não tente tapa-la com outra camada. Isso só vai espalhar ainda mais! Antes que ela seque, passe um paninho, ou deixe secar e aplique novamente no local.

Por fim, eu estava me preparando para dar um acabamento com lixa e cera de carnaúba, entretanto gostei tanto do resultado que deixei fosca, e ainda passei a espátula para dar um efeito mais fosco e arranhado.

Resultado final da parede de cimento queimado.

Mais fotos do processo de execução da parede:

O início parecia que não ia dar muito certo a textura de cimento queimado…
Cimento queimado finalizado, durante a secagem
Cimento queimado finalizado, durante a secagem

Espero que tenham gostado desta forma diferente de fazer o cimento queimado! E, se fizer assim também, não deixe de mandar uma foto!  😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *